Ciclo reprodutivo feminino
O ciclo reprodutivo feminino envolve tanto as fases ovariana e uterina quanto as variações hormonais que as regulam. Durante os anos férteis, mulheres que não engravidam apresentam mudanças cíclicas nos ovários e no útero. Cada ciclo dura, em média, 28 dias e compreende a ovogênese e a preparação do útero para uma possível gestação. Esses…
Leia maisGrupo sanguíneo ABO
A superfície dos eritrócitos contém uma variedade geneticamente determinada de antígenos, compostos por glicolipídeos e glicoproteínas. Esses antígenos são chamados de aglutinogênios. Com base na presença ou na ausência de vários antígenos, o sangue é classificado em diferentes grupos sanguíneos. Por volta de 1900, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868-1943) verificou que, se o sangue…
Leia maisDo gene à proteína
Pré-requisito: conhecer a estrutura do DNA – acesse aqui Os genes fornecem as instruções para a produção de proteínas específicas. No entanto, um gene não sintetiza uma proteína diretamente. A conexão entre o DNA e a síntese de proteínas é o ácido nucleico RNA. O RNA é quimicamente similar ao DNA, com a diferença de…
Leia maisEtapas da fotossíntese
A fotossíntese é a via pela qual a energia entra em nossa biosfera. A cada ano, mais de 250 bilhões de toneladas de açúcar são produzidas na natureza pelos organismos fotossintetizantes. Entretanto, a importância da fotossíntese vai além do peso absoluto deste produto. Sem este fluxo de energia a partir do Sol, o ritmo da…
Leia maisFilo Platyhelminthes
Os platelmintos (filo Platyhelminthes) vivem em hábitats marinhos, de águas doces e terrestres úmidos. Além das espécies de vida livre, os platelmintos incluem muitas espécies parasitas, como trematódeos e solitárias. Os platelmintos são assim denominados por terem corpos delgados que são achatados dorsoventralmente (entre as superfícies dorsal e ventral); a palavra platelminto significa “verme achatado”.…
Leia maisMeiose e suas etapas
Os pais doam aos seus descendentes as informações codificadas na forma de unidades hereditárias chamadas de genes. Os genes que herdamos de nossa mãe e de nosso pai são a nossa ligação genética com eles, e eles são responsáveis pelas semelhanças na família, como a cor dos olhos ou as sardas. Durante a meiose, os…
Leia maisCiclo celular e mitose
A habilidade dos organismos de reproduzir a própria espécie é a característica que melhor distingue os seres vivos da matéria não viva. Essa capacidade única de procriar, como todas as funções biológicas, tem base celular. Rudolf Virchow, um médico alemão, afirmou em 1855: “Onde existe uma célula, deve ter havido uma célula preexistente, assim como…
Leia maisA respiração celular
As células degradam glicose e outros combustíveis orgânicos para produzir energia química na forma de ATP. Os compostos orgânicos possuem energia potencial como resultado do arranjo de elétrons nas ligações entre seus átomos. Através da atividade enzimática, uma célula degrada sistematicamente moléculas orgânicas complexas, ricas em energia. Parte da energia liberada é transferida para moléculas…
Leia maisGenes ligados ao sexo
Hoje, sabemos que os genes – “fatores” de Mendel – são segmentos de DNA localizados ao longo dos cromossomos. Podemos ver a localização de um determinado gene por meio da marcação dos cromossomos com um corante fluorescente que destaca aquele gene. Entretanto, os “fatores de herança”, de Gregor Mendel, eram apenas um conceito abstrato quando…
Leia maisA 1ª lei de Mendel
A genética moderna teve sua origem no jardim de um mosteiro, onde um monge chamado Gregor Mendel documentou um mecanismo particulado de herança utilizando plantas de ervilhas. Mendel desenvolveu sua teoria de hereditariedade algumas décadas antes de os cromossomos serem observados ao microscópio e a significância do comportamento dos cromossomos ser compreendida. Ele descobriu os…
Leia mais